comgas-image.jpg

Política de Segurança na Gestão de Frotas

da Aegea

Utilize nossos canais de atendimento:

Telefone:

+55 (43) 3352-0987

E-mail:

Conecte-se com a gente 

linkedin (1).png
youtube (5).png
instagram (2).png
facebook (4).png

Apesar de toda a tecnologia disponível para um tráfego mais seguro, com carros e equipamentos modernos para a gestão de frotas das empresas, cerca de 40 mil pessoas morrem anualmente nas ruas brasileiras em decorrência de acidentes. O excesso de velocidade ainda é o responsável por 70% das infrações e 20% dos carros das frotas ficam 80% ociosos.

Os dados foram levantados pela Fleeting Mobilidade, que está trabalhando com a área de Gestão de Frotas da Aegea para ajudar a empresa a ficar fora de estatísticas assim, garantindo mais eficiência e maior segurança para os colaboradores e prestadores de serviços.

“É um trabalho perene, tem começo, mas não tem meio e fim, é contínuo, pois vamos ajudar a fazer a gestão, o que envolve estratégia, engajamento e ação”, explica  Luiz Cláudio Souza, diretor de Projetos e Novos Negócios da Fleeting. O primeiro e mais importante ponto destacado pelo trabalho que vem sendo realizado é diminuir a ocorrência de excessos de velocidade. “Quando começamos, era o que mais chamava a atenção, um ponto crítico, com a incidência de quase 100 mil ocorrências de excesso de velocidade por mês. Considerando que são 1.500 carros na frota, era alto”, conta o consultor Luiz Cláudio.

A boa notícia é que após 5 meses de trabalho o índice de ocorrências diminuiu em 30%. Segundo o especialista, a diminuição é decorrente da elaboração dos relatórios semanais que estão sendo feitos. “É feita uma medição por meio da telemetria dos veículos da Aegea, que registra quem está excedendo os limites de velocidade das vias. Se o motorista passou, por exemplo, em uma via de 50 km/h a 60 km/h temos acesso a essa informação e é organizado um ranking semanal de excesso de velocidade dos 20 que mais infringiram a velocidade, por regional. Mesmo que ele não tenha sido multado, tem uma ação de consequência atrelada à posição do motorista no ranking”, diz. O primeiro resultado prático é o encaminhamento dos condutores infratores a um curso de direção defensiva via Academia Aegea.

“Nossa ideia é quantificar cada item, analisar quais as infrações mais cometidas, os locais, prováveis causas, para que possam ser tomadas as melhores soluções sob todos os aspectos envolvidos”, fala Luiz Claudio. Ele é especialista em cultura de segurança no trânsito e garante que melhorar as estatísticas é um trabalho conjunto, de todos os envolvidos. “A gente vive um cenário de guerra nas ruas do Brasil, praticamente vivemos um Vietnã por ano, então é fundamental olhar para isso e, como a Aegea está fazendo, olhar segurança também da porta da empresa para fora, lembrando que a sua operação também está nas ruas”, relata.

Olhar com carinho e com critérios mais apurados para essa questão é o que a Aegea começou a fazer e deve fortalecer ainda mais no novo ano. “Teremos ainda mais ações para fortalecer a gestão de frotas, aumentar a segurança de todos, sempre em uma evolução contínua no setor de EHS, abrangendo todas as unidades, levando para elas informação e capacitação. Tudo para melhorar o perfil de direção dos condutores, fazendo com que eles dirijam de forma mais segura e ajudando a fazer com que cada um volte para casa no final do dia como saiu de manhã”, afirma a gerente corporativa de EHS, Ana Maria Duarte Pattaro.

Campanha Trilha da Segurança à disposição dos colaboradores

São orientações e cursos on-line desenvolvidos pela Academia Aegea por meio do Programa Interage e a área de EHS para conscientizar os colaboradores. Trazem informações sobre o uso de equipamentos de proteção, sobre a necessidade de conhecer as normas e legislação sobre o tema para ter mais segurança nas atividades do dia a dia.

Essas trilhas abordam cuidados quanto aos trabalhos em altura, eletricidade, espaços confinados, trânsito, incêndio, saúde ocupacional, edificações, CIPA  e riscos ambientais, entre outros.

A Fleeting Mobilidade trabalha para que as empresas, por meio do conhecimento da realidade, estabeleçam ações efetivas que gerem resultados positivos para toda a sociedade. Confira no nosso blog conteúdos exclusivos. Até a próxima!

back-home.jpg

FALE COM A GENTE

NÓS VAMOS TE AJUDAR!

 

© 2020 Fleeting Mobilidade. Todos os direitos reservados.

Fleeting ID Cor Nova-sangria.png