comgas-image.jpg

CASE COMGÁS

Utilize nossos canais de atendimento:

Telefone:

+55 (43) 3352-0987

E-mail:

Conecte-se com a gente 

linkedin (1).png
youtube (5).png
instagram (2).png
facebook (4).png

Parceria entre Fleeting Mobilidade e Comgás fortalece a cultura de segurança no trânsito.

A realidade do trânsito brasileiro faz com que avenidas, estradas e rodovias muitas vezes se assemelhem mais com trincheiras de guerra do que com seguras vias de mobilidade. Em 2019, 40.721 pessoas morreram em acidentes de trânsito, segundo o relatório anual da Líder, administradora do seguro DPVAT. Esse número é maior do que o de mortos na guerra da Síria (maior conflito bélico da atualidade) nos últimos dois anos, o que mostra que a comparação com um cenário de batalha não é exagerada.

Apesar dessa situação catastrófica, há motivos para manter o otimismo. Cada vez mais empresas que dispõem de frotas de veículos têm compreendido a importância do investimento em tecnologia, capacitação e conhecimento para mudar essa realidade. Dessa busca pela transformação drástica da cultura de segurança no trânsito, surgem iniciativas de sucesso que servem de inspiração para outras ações futuras. Um exemplo notável é a parceria recente entre a Fleeting Mobilidade e a Comgás. Conheça essa história nas próximas linhas.

Em boa direção

A Fleeting é uma empresa que atua na área de gestão de frota e mobilidade corporativa e traz soluções e conhecimento para a formação de uma cultura de trânsito guiada pelo respeito à vida. Esse serviço é realizado por meio de três vertentes: software de gestão de frotas, consultoria e capacitação.

A Comgás, por sua vez, atua no Estado de São Paulo e é a maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, com um pouco mais de 2 milhões de clientes. Da união de forças dessas duas empresas surgiu o programa Em Boa Direção, que trouxe excepcional impacto sobre os colaboradores e o reforço de boas práticas corporativas relacionadas à gestão de frota e mobilidade.

O programa de consultoria, aplicado entre novembro de 2019 e março de 2020 conseguiu atingir o objetivo primordial de colaborar para a disseminação de uma cultura de tráfego que valoriza a segurança e a vida.

Alguns dos resultados mensurados pela Comgás são extraordinários: houve redução de mais de 65% das infrações de trânsito cometidas por condutores da frota e de 38% nos incidentes; além disso, as situações de excesso de velocidade (medido por telemetria) caíram 48% e a porcentagem de condutores em alta exposição ao risco saiu de um patamar de 24% para zero.

João Victor Pimentel, responsável pela gestão de frotas da Comgás, afirma que os frutos da consultoria da Fleeting seguirão sendo colhidos pela empresa por muito tempo. “O trabalho da Fleeting gerou um engajamento gigantesco nas diferentes áreas da empresa, colocando todos no m esmo propósito. Já ampliamos o escopo contratado adicionando palestras de cultura de segurança e temos certeza de que nossa parceria só tende a crescer”, afirma João Victor.

O que foi feito para atingir esses resultados

Apesar do período de consultoria relativamente curto, cerca de seis meses, o trabalho da Fleeting junto à Comgás foi intenso.

O programa Em Boa Direção passou por quatro fases de consultoria:

1) mapeamento e diagnóstico de frota;

2) definição do critério de avaliação de exposição ao risco;

3) aplicação do critério e ranqueamento dos condutores;

4) definição dos desdobramentos à partir da classificação.

O objetivo do trabalho nessas fases foi avaliar o perfil de dirigibilidade dos colaboradores, classificá-los em faixas de exposição ao risco (alta, média, baixa e condutor referência) e encaminhá-los para um treinamento completo de direção segura (começando pelos com alta exposição). Além disso, no início dos trabalhos Luiz Claudio Souza, cofundador e diretor executivo da Fleeting, ministrou palestras sobre cultura de segurança no trânsito que ajudaram a fortalecer o tema em cada colaborador da Comgás.

A Fleeting utiliza em seu trabalho de consultoria um método próprio e inovador, o Método Fleeting de Gestão de Frotas (MFGF®), elaborado a partir do conhecimento e da prática de mais de 15 anos de atuação dos seus sócios no mercado de gestão de frotas.

 

A partir do trabalho do programa Em Boa Direção, construído dia a dia por meio do contato constante entre os líderes das duas empresas e os colaboradores da Comgás, a Fleeting elaborou um relatório e um plano de ação de duração de três meses, para aplicação imediata. A aplicação desse plano de ação foi bem-sucedida e gerou os ótimos resultados vistos anteriormente.

O que foi feito para atingir esses resultados

Para a Fleeting Mobilidade, um bom projeto de mudança de cultura no trânsito nas empresas deve ser composto por quatro elementos centrais: análise de dados, definição dos critérios de avaliação, criação de um plano de ação e comunicação positiva e engajadora. Foi exatamente isso que a empresa desenvolveu em parceria com a Comgás, e os resultados, como vimos, têm sido excepcionais.

“Ajudar as empresas a transformar informação em ação sempre foi o nosso lema aqui na Fleeting, e propagar a cultura de segurança no trânsito é o nosso propósito, o legado que queremos deixar para a sociedade”, afirma Luiz Claudio Souza.

Para João Paulo Nogueira, gerente de infraestrutura e suprimentos da Comgás, o trabalho realizado pela Fleeting deixou um legado fundamental para nortear as ações de segurança viária da Comgás.

 

“Além de todo o conhecimento técnico e analítico empregado, é admirável o propósito trazido pela Fleeting para o programa Em Boa Direção, que é levar os nossos colaboradores de volta para suas casas todos os dias em segurança. Certamente esse é um legado que não esqueceremos jamais”, afirma.

back-home.jpg

FALE COM A GENTE

NÓS VAMOS TE AJUDAR!

 

© 2020 Fleeting Mobilidade. Todos os direitos reservados.

Fleeting ID Cor Nova-sangria.png